terça-feira, 8 de maio de 2012

Vingadores – O Filme

No longínquo ano de 2008, a editora de quadrinhos Marvel Comics lançou o primeiro filme adaptando um de seus personagens pelo seu próprio estúdio, o Marvel Studio. O personagem escolhido para a empreitada foi o Homem-de-Ferro, um personagem que com certeza não é muito conhecido pelo público que não é leitor de historias em quadrinhos. Mas, o carisma do personagem interpretado pelo fantástico Robert Downey Jr, junto com uma ótima história de ação e aventura garantiu o sucesso da produção, mas realizando uma verdadeira manobra de mestre, criaram o alicerce pra talvez o maior sonho daqueles que cresceram lendo quadrinhos, através de um pequeno easter egg, uma pequena cena após os créditos criou a expectativa para um dia...
“Pois, houve um dia, um dia como nenhum outro, um dia onde os mais poderosos super-heróis da Terra uniram-se contra uma ameaça em comum, uma ameaça que um único herói não poderia enfrentar. E nesse dia... nasceram “Os Vingadores”.”

A idéia simples, e brilhante, da Marvel foi interligar seus filmes, mostrando-os justamente como nos quadrinhos um universo onde os heróis interagem, cada personagem teve seu filme solo, mas que mantinha vínculos em comuns com os outros, como personagens e outros elementos, desenvolvendo aos poucos a trama que seria vista na prometida união destes personagens em um único filme. Os cinco filmes realizados, Homem-de-Ferro, e Homem-de-Ferro II (2008, 2010), incrível Hulk (2008), Thor (2011), e Capitão America – O primeiro Vingador (2011) apresentou os personagens ao grande público, suas personalidades e motivações, e mesmo que algum não tenho a mesma qualidade de outro, podemos dizer que cumpriram o papel para o ato final.
A trama do filme é basicamente uma adaptação da primeira historia dos vingadores nos quadrinhos, onde originalmente a equipe era formada por Homem-de-Ferro, Thor, Vespa, Homem-Formiga, e Hulk que se unem para enfrentar Loki. Mais também a vários elementos das histórias do universo alternativo da Marvel (chamado de ultiverso, ou universo ultimate), onde os Vingadores são conhecidos como “Os Supremos”, são das histórias dos Supremos que vêem elementos que podem ser vistos nos filmes como a equipe ter sido reunida pela S.H.I.E.L.D, e Nick Fury ser um homem afro-americano. O Filme continua os eventos vistos em Thor e Capitão America, Loki se apodera do cubo cósmico (tesseract) visto em Capitão America, e pretende invadir a Terra com um exercito fornecido por um misterioso patrocinador, e recomendo que se você ainda não foi, vá logo ao cinema para saber o resto.
E a questão, “Os vingadores” foi um bom filme? Não, não somente um bom filme, mais um filme fantástico, vingadores foi aquilo que todo fã de quadrinhos queria ver nos cinemas, seus heróis reunidos em carne osso (e CGI), mesmo que hoje as adaptações de quadrinhos sejam comuns, a emoção dessa reunião é incrível. Mas Os Vingadores não é só um grande filme devido à paixão dos fãs, mas sim também porque é um filme muito bem feito. Como não é necessário apresentar os personagens o filme concentra-se em sua própria trama e em como os personagens iram interagir, da ação ao humor tudo tem seu tempo no filme, mas o seu maior mérito é ser realmente um filme de equipe, todos tem seu papel e importância para os eventos que viram, o filme nos faz acreditar como todos ali são fundamentais para a equipe (sim estou falando do Gavião Arqueiro).
Seria ótimo se a sensação após a sessão fosse de satisfação, mas não foi, foi de entusiasmo e de “quero mais”, quero mais uma vez assistir esse filme, quero esse elenco reunido de novo para uma continuação, e graças a cena pós-credito (praticamente uma marca registrada) acredito que “Os vingadores II” vai ser fantástico.

By Bruno Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário