quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quando os Tokusatsus Viram Quadrinhos

Tokusatsu é uma abreviação para a expressão japonesa “tokushu satsuei”, que significa “filmes de efeitos especiais”. Os primeiros seriados tokusatsus a chegarem ao Brasil foram exibidos durante a década de 1960/1970 (pergunte ao seu pai sobre o National Kid), mas com certeza a grande popularidade dos tokusatsus veio na década de 1980, quando a Rede Manchete exibiu Changemen e Jaspion, que geraram grande sucesso e abriu as portas para varios outros seriados que são lembrados até hoje.
Com o grande sucesso que os tokusatus estavam tendo no Brasil, uma série de produtos inspirados nos personagens surgiu, e entre eles estavam histórias em quadrinhos escritas e desenhadas por artistas nacionais, como Watson Portela, Marcelo Campos, Aluir Amancio, Arthur Garcia, Alexandre Nagado,Marcelo Cassaro etc. As fases mais importantes destes quadrinhos foram publicadas por duas editoras distintas, a já falida Ebal, e a Editora Abril pelo selo Abril Jovem. Cada editora trabalhou de forma diferente com os personagens, enquanto a Ebal realizava apenas uma quadrinização dos episódios dos seriados, a editora abril criou um universo amalgamado com os heróis, e como já dito por alguns artistas que trabalharam nestas revistas, como Aluir Amancio, foi uma tentativa de se fazer super-heróis ao estilo americano, assim podíamos ver crossovers entre os heróis de tokusatus que faziam os artistas nacionais tomarem liberdades como fazer a Change-Mermaid do seriado Changeman ser namorada do Boomerman do seriado Jaspion (é sério!!).
A primeira publicação da editora Abril com os heróis dos seriados Tokusatsus foi a revista “O Fantástico Jaspion”, que trazia histórias que se passavam após a derrota de Satan Goss, fazendo Jaspion enfrentar novos inimigos, e dando um visual bem diferente para o herói, que em sua “forma civil” perdeu seu visual extravagante e passou a usar um colant. As revistas traziam duas histórias uma protagonizada pelo Jaspion e outra de outro seriado, após seu cancelamento em 1992 as historias dos heróis nipônicos da editora Abril passaram a ser publicadas no mix “Heróis da TV”, um título da Abril que por anos publicou histórias dos personagens da Marvel Comics, cada nova edição de “Heróis da TV” trazia histórias com heróis Tokusatsu diferentes.
Em 1991 a editora abril ainda lançou a revista ChangeKids, com versões infantis dos heróis, a revista foi publicada somente até o número 7, pois o Studio Velpa, que produzia a revista ChangeKids para a editora Abril, sofreu uma série de processos na justiça envolvendo os Estúdios Maurício de Souza.Outro herói que teve suas histórias transformadas em quadrinho nacional foi Spectraman, este foi publicado pela editora Bloch, que mudou as cores do herói, Suas historias eram desenhadas por Eduardo Vetillo.


By Bruno Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário