quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Anime Hokuto no Ken


Hokuto no Ken, um sucesso da década de 80.

Pode-se dizer que poucos animes chegaram perto de fazer tanto sucesso que Hokuto no Ken fez no Japão.
O mangá nasceu no ano de 1983, enquanto o anime somente foi exibido por volta de 1984, porém, materiais sobre ele foram publicados até recentemente, no ano de 2009.
Foi criado por Tetsuo Hara e Buronson e a inspiração maior dos dois foi sem dúvida Bruce Lee e Mad Max.
O resultado desse cruzamento não podia ser outro. Hokuto no Ken ou “Punho da Estrela do Norte” se passa em um cenário devastado por uma guerra nuclear, deflagrada no mundo durante a década de 90. Acredita-se que o cenário descrito pelo roteirista se deu devido à grande tensão criada pela Guerra Fria.
No início dos episódios da série, vemos que a guerra nuclear fez a população regredir em evolução, vez que grande parte da tecnologia foi extinta. Oceanos secaram, muitas espécies de animais e plantas foram extintas e só agora o mundo inicia sua lenta e difícil recuperação após o inverno nuclear.
A humanidade, contudo, conseguiu sobreviver ao ataque, mesmo que tenha sido parcialmente dizimada. Alguns sobreviventes inclusive ficaram com seqüelas devido à radiação.
A cultura como conhecemos foi morta. As pessoas passaram a viver pela lei do mais forte. O dinheiro não é mais precioso do que pedaços de papel usados para acender fogueiras. Gado e alimentos são escassos, assim como a água. O mundo virou um grande deserto e a vida ficou difícil.
Como era de se esperar, pessoas inescrupulosas formaram gangues para saquear comida, roupas e água das pessoas. Grande parte da sociedade é agora criminosa e apela sempre à selvageria. O mundo ficou cheio de bárbaros selvagens que atacam os mais fracos de forma brutal.
Diante desse cenário, sobrevive também aquele que acredita-se ser o salvador do fim do século. Seu nome é Kenshiro. Herdeiro de uma arte marcial assassina, o Hokuto Shinken (punho divino da estrela do norte).

No mundo somente pode haver um praticante da arte, muito embora o mestre treine vários alunos para, ao final, escolher aquele que será o herdeiro. Mais informações sobre o Hokuto Shinken e outras artes marciais de Hokuto no Ken daremos em artigos próprios.
Hokuto no Ken fez muito mais sucesso do que Cavaleiros do Zodíaco. O problema é que foi considerado muito violento para passar nas telinhas brasileiras, motivo pelo qual não foi comprado.
Porém, acreditamos que esse motivo não é válido, pois em Cavaleiros do Zodíaco, em especial, nos primeiros episódios, vemos muito mais sangue e violência do que em Hokuto no Ken.
O anime não deixa de ser violento. Quando um inimigo recebe os ataques de Kenshiro, normalmente incha e explode. Mas o sangue é normalmente substituído por uma sombra preta ou mesmo um líquido branco, isso quando a cena não vira um “teatro de sombras”.
Em CDZ, no entanto, vemos o sangue explícito. E não é pouco... são litros e mais litros. O que poderia ser mais violento em Hokuto é que às vezes, personagens decepam braços e pernas de outros personagens, coisa que não é comum de se ver em CDZ.
No mais, o anime é um prato cheio pra quem curte ação, aventura, lutas radicais, artes marciais e um toque de violência. Recomendo bastante! E quem quiser baixar, poderá procurar nesse fansub a série completa, juntamente com a continuação (Hokuto no Ken 2) e os movies e OVA’s.


By Felipe Aoshi

Um comentário: